O foco das marcas de calçados veganos é a exclusão de matérias-primas de origem animal. Os materiais usados nesses sapatos vêm de plástico e tecidos reciclados, em geral.
Grande parte das marcas veganas também prioriza outros pilares da sustentabilidade, como a menor quantidade de poluição possível, na maioria das vezes com o uso de técnicas de tingimento menos poluentes, bem como o compromisso com a sustentabilidade social, e que valoriza os seus colaboradores.
Continue lendo este conteúdo para conhecer algumas marcas que fabricam calçados veganos para todos os gostos e bolsos!
Melhores marcas de calçados veganos 2023!
Hoje em dia, usar roupas veganas nunca foi tão simples, isso por causa de um número crescente de marcas que não usam matérias-primas de origem animal ou que geram impactos negativos ao meio ambiente.
A indústria mundial de vestuário usa mais de um bilhão de produtos de origem animal todos os anos para produzir itens de moda. Enquanto isso, a produção de artigos de couro envolve o uso de mão de obra barata, um aumento do desperdício e uma maior pegada de carbono.
Porém, com o passar do tempo, muitas empresas passaram a usar plástico e lona reciclados ao invés de pele de animais e evitam o uso de materiais de origem animal na criação de calçados confortáveis, bonitos e livres de crueldade, que também são sustentáveis.
Conheça logo abaixo algumas das marcas de calçados veganos!
1. Samburá
A sandália Samburá, feita em PVC expandido e produzida no Brasil, contém 70% de componentes vegetais. O modelo é leve, aerodinâmico, confortável, com muito estilo e 100% reciclável.
As tiras tem fivelas figurativas não ajustáveis com ótimo acabamento e o solado todo é texturizado. Uma parte dos lucros desta sandália vai para o financiamento da organização sem fins lucrativos Fundação 10 de Agosto, sediada em Bertioga.
Este produto foi feito levando em conta a preservação do meio ambiente para garantir o menor impacto ambiental possível. Sua composição é feita de PVC ecologicamente correto que foi expandido e contém 50% de açúcar de cana e 70% de derivados de óleo vegetal.
Além disso, a caixa de armazenamento tem selo Carbon Positive, é biodegradável e conta com tecnologia antiviral. O modelo é unissex e tem uma série de cores disponíveis na loja virtual Use Samburá, tais como:
- Rosa claro;
- Rosa fúcsia;
- Verde;
- Preto;
- Laranja;
- Índigo;
- Off White.
2. Insecta Shoes
A empresa conhecida por seus calçados veganos, a Insecta Shoes, vende calçados ecológicos, unissex e made in Brazil. Além disso, a empresa possui o selo PETA-ApprovedVegan e é reconhecida como Empresa B, o que significa que é um negócio que equilibra propósito e lucro.
Papete, clássico, rasteirinhas, entre outras coisas, são algumas de suas sandálias. Os modelos de papete são oferecidos em cores básicas e também com estampas, para dar uma ideia.
3. Ahimsa
A fábrica da marca Ahimsa fica em Franca, região de São Paulo conhecida como “polo dos calçados”. A intenção de desafiar hábitos, produzir de modo sustentável e respeitar todas as formas de vida se destacam entre as missões da marca.
A marca tem uma linha de produtos feminina e masculina. Há opções de cintos e carteiras, além de rasteirinhas, botas e oxfords na linha feminina. A marca oferece modelos de moda masculina formais e casuais.
4. Vegano Shoes
A marca foi fundada em Franca, SP, pelo químico Rosemir Folhas, que focou suas pesquisas na produção de materiais livres de origem animal e que fossem sustentáveis.
Em seu próprio site, eles afirmam que inspecionam com cuidados todos os materiais usados em sua produção para garantir que os produtos não contenham nada de material animal.
A empresa Vegano Shoes oferece produtos como:
- Acessórios;
- Bolsas;
- Camisetas;
- Cintos;
- Mochilas;
- Calçados masculinos, femininos e infantis.
A marca tem uma ampla gama de opções de modelos na área de vestuário, desde chinelos e sandálias de salto alto, com foco em botas e coturnos.
5. UrbanFlowers
A UrbanFlowers é uma empresa que faz calçados sustentáveis e veganos, incluindo sandálias e diversos tipos de calçados.
As seguintes sandálias estão disponíveis na marca: bellis, melia, kanarô, odara e bertha, cada uma com diversas cores disponíveis.
A marca também possui os selos PETA-ApprovedVegan e eureciclo. Fácil de calçar, possui uma palmilha anatômica muito confortável, feita de 80% a 100% de material reciclado.
Em referência à sandália bellis, a empresa afirmou que o cabedal (a porção do o sapato que se estende até o tornozelo) é produzido a partir de sobras têxteis da indústria do vestuário.
Os calçados estão disponíveis nas seguintes cores:
- Preto;
- Folha;
- Canela;
- Carmim;
- Pistache;
- Creme.
Como você pôde ver neste conteúdo, as marcas de calçados veganos têm tido grande destaque nos últimos anos, ganhando mais credibilidade devido ao fato de que evitam o uso de matérias-primas de origem animal, contribuindo para o meio ambiente.
Por fim, você já conhecia essas marcas? Gostou de alguma? Não esqueça de compartilhar este conteúdo com os seus amigos que também têm interesse em produtos veganos e cruelty-free!